Manutenção e Testes

Manutenção e teste Hidrostático em extintores

A Manutenção de Extintores é o serviço efetuado com a finalidade de manter as condições originais de operação dos extintores, após sua utilização ou quando requerido por uma inspeção.

Os extintores de incêndio tem uma longevidade que está ligada diretamente a sua manutenção, e a sua correta utilização.

O item segurança é essencial, e a vistoria periódica é a melhor maneira de otimizar o uso do aparelho, além de ser fundamental para a segurança do operador. Como todo cilindro submetido à pressão, os extintores estão sujeitos a uma ruptura da carcaça, o que torna sua vistoria e manutenção necessárias. Recomenda-se maior freqüência de inspeção aos extintores que estejam sujeitos a intempéries e/ou condições especialmente agressivas.

Níveis de manutenção:

Manutenção de Primeiro Nível (NBR 12962):

Realizada no local em que o extintor esta instalado, fazendo substituição de componentes, limpeza e substituição do rotulo se for necessário.

Manutenção de Segundo Nível – Recarga (NBR 12962):

Deve ser realizada a cada 12 meses, em local apropriado para o serviço. Esta manutenção implica em desmontar completamente o extintor, verificar a necessidade do recipiente ou cilindro ser submetido ao ensaio hidrostático, verificação da carga, limpeza de todos os componentes e desobstrução (limpeza interna) sujeito a entupimentos, e verificação das partes internas e externas, quanto à existência de danos ou corrosão, e pintura se necessário.

Manutenção de Terceiro Nível – Teste Hidrotático (NBR 13485):

O extintor é revisado por completo, sendo obrigatório o teste hidrostático. A tinta do extintor deve ser removida para o teste, e ele será repintado posteriormente, com troca dos selos e rótulo. O teste hidrostático deve ser realizado a cada 5 anos partindo da data de fabricação do extintor, ou da ultima data de manutenção de terceiro nível.

Manutenção e testes
Manutenção

Teste hidrostático e empatação de mangueira

Toda mangueira de incêndio deve ser inspecionada e ensaiada hidrostaticamente por obrigatoriedade antes de ser colocada em uso (para mangueiras novas pode ser aceito o certificado de ensaio hidrostático do fabricante).

“Item 4.2.2 NBR 12779:2004 – Deve-se realizar a inspeção e manutenção em toda a mangueira em uso conforme tabela 1 abaixo.”

 

Tabela

Teste hidrostático:

O teste hidrostático em mangueiras de incêndio é necessário e obrigatório conforme NBR 11861, em virtude do desgaste natural das mesmas ou por abrasão no revestimento externo.

Empatação:

Fixação da mangueira a união através de anel em cobre,a empatação se faz necessária caso haja vazamento em suas extremidades no teste hidrostático ou ainda se for percebido que anéis não estão bem prensados correndo o risco de escapar as uniões durante o uso.

Mangueira aprovada para uso:

Mangueira que, após ter sido submetida à inspeção e/ou manutenção não apresentou vazamento no ensaio hidrostático e estiver conforme as especificações normativas.